terça-feira, 20 de julho de 2010

Hoje, 20 de julho, Dia Mundial do Amigo



Hoje é 20 de julho, DIA MUNDIAL DO AMIGO, esse ser sobrenatural que entra nas nossas vidas e só opera o bem! Esse que não precisa de laços sanguíneos para que os consideremos mais do que familiares. Pessoas mágicas que vão se achegando, se achegando, mostrando seus encantos, se doando e, quando vemos, já estamos viciados na presença inestimável deles. Seres de luz que nos salvam tantas e tantas vezes durante a vida, emprestando seus ouvidos, partilhando de sua sabedoria, doando compreensão, nos dando a dádiva da verdadeira aceitação; abrindo os braços sem cerimônica num abraço tão gigante e tão fraterno que nem sabemos explicar. Amigos são pessoas tão iluminadas que, além de toda essa doação, também nos trazem grandes lições, pois através deles exercitamos o dom divino da admiração, do não-julgamento, da companhia desinteressada, do prazer de estar simplesmente perto, junto, pelo resto da vida. Amigos verdadeiros estão ao nosso lado nas vitórias e nas derrotas, sempre com a mesma devoção, além de nos acompanharem também por dentro, num apoio celestial que sempre nos mantém em pé, que nos dá força para continuar independentemente das situações enfrentadas.

É, amados e amadas, hoje é só uma data símbolo, mas muito merecida pela referência que faz a esses seres preciosos que temos em nossas vidas. Sem eles, como seríamos frios e amargurados! Como seríamos sozinhos, calados. Como seríamos tão mais egoístas e ignorantes sobre essa arte que é existir!

Obrigada por serem amigos, por fazerem parte da minha vida, por me acompnharem nessa caminhada e por possuírem todas essas qualidades que eu citei aí em cima. Há muitas outras, com certeza, mas não caberiam em escrita nenhuma. Porque vocês, amigos e amigas, são meu universo particular!

Beijos, carinhos, amor e gratidão

Aliz


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Alguns humanos são assim



Cansa ser de ferro. Cansa ser forte. Cansa ser compreensivo, paciente, amigo. Cansa mesmo ser gente. Porque ser gente custa caro pra alma. Quanto maior a doação, mais gente você se torna; e quanto mais gente, mais abandonado. De fora, as pessoas enxergam a fortaleza que forjaram ao seu redor, esquecendo-se de tudo que se lança mão para amparar o outro as vezes. Porque ninguém é forte o tempo todo, muito menos nos momentos de fraqueza alheia. Mas uma vez forte, corajoso, os olhos ao redor criam um escudo à sua volta que, embora seja lisonjeiro, não é tão real. Você se torna tão autossuficiente diante dos demais que perde o direito de sentir-se como eles. E ser sobrenatural dói. Mas por incrível que pareça, quanto mais se preocupa com os outros, mais mortal se torna. Pena que ninguém nota isso. E quanto mais mortal, mais dores sente, mais carências, mais solidão, mais necessidade de aconchego, compreensão. Mas a falsa casca da valentia recobre tudo isso, e ninguém ousa tocá-la, parece aço. Mal sabem! É uma casca de ovo, um vidro fininho. Então, sem colo, sem abraço, vão acumulando-se os sentimentos mais bobos, mais infantis, todas as inseguranças, até que a vida passe e te ensine a curar suas próprias feridas, em silêncio, isoladamente, sem a chance de ser simplesmente gente - ainda mais frágil e necessitado do que todos aqueles a quem amparou.

Alguns humanos são assim.

Eu, carente



Sou carente e sou sozinha
Mesmo com tudo que faço
Pra evitar o isolamento.
Mas afasto, assusto os outros
Por excesso de sentimento.

Eu entendo o medo que causo,
O grude que aparento.
Mas sou tão livre, você nem sabe!
Nunca foi meu plano
Praticar o aprisionamento.