quinta-feira, 23 de março de 2017

Voltei



Sim, eu voltei, mas muito daquela que você conheceu não veio comigo. Deixei parte do que costumava carregar pelos caminhos tortuosos que percorri enquanto estive fora. Como aquela mala lotada de ilusão. Eu costumava carrega-la aonde quer que fosse, lembra-se? Porque pensava que era esperança, mas sendo pura ilusão, apenas tornava minha caminhada mais lenta. Abandonei.

E com ela aquele romantismo juvenil. Devo te-lo perdido quando aprendi que amor e admiração só valem a viagem enquanto recíprocos. Aprendi na aula do abandono que tive nesse curso intensivo que fiz pra aprimorar minhas habilidades como pessoa.

E no Banco de um dos trens dessa viagem deixei algumas de minhas crenças. Algumas esqueci, outras abandonei propositalmente quando percebi que, no fundo, não eram boas companheiras. Algumas aventuras só se tornam aventuras quando encaramos o percurso sozinhos e desnudos.

A minha extroversão?
Ah, essa eu guardei no cofre, cuja senha apenas alguns raros possuem. É valiosa demais pra andar por aí exposta a todo tipo de intenção.

Minhas habilidades eu refinei. Uso como moeda de troca em estalagens que considero luxuosas o suficiente quando quero repousar meu valor. O tempo nos concede esse direito a certas extravagâncias. O mesmo tempo que ensina que nosso valor só pode ser avaliado com justiça por nós mesmos.

Dos bens que adquiri destaco o silêncio. Ele potencializa minhas capacidades de observação e percepção, que eu carrego pese o que pesar, onde quer que eu vá. São minhas apólices de seguro contra perda de tempo.

Troquei aquela velha lamparina que carregava nos olhos por um farol, cuja luz fica mais intensa diante de estímulos palpáveis.

E quando me vi cansada demais pra caminhar, aprendi que é possível remar no mar de minhas lágrimas. Elas não precisam rolar em vão. E desse mar aprendi a tirar algum alimento, alguma sustentação.

Vi todo tipo de paisagem. Senti saudades. Experimentei diferentes iguarias. Tudo muito típico, muito improvisado. E senti sede. Como senti sede! Até o ponto em que decidi guardar sempre um pouco no meu cantil, no lugar da água. Pra não perder jamais o desejo, pra nunca desistir da buscar por paisagens perfeitas e experiências extraordinárias.

O que jamais deixei pra trás foi meu caderninho e meu lápis, sempre seguros no meu bornal de memórias, com bolsos lotados da ânsia de registrar o que vi e senti. Que me perdoem as almas elevadas, mas quero guardar o que vi de feio tanto quanto o que vi de belo. Isso me fortalece.

E dentre os mercadores pelos quais passei, refinei meu senso de valor. Precisei trocar o que queria pelo que precisava em muitos momentos, até entender que o próprio querer é descartável. Foi aí que despi-me de sedas pra vestir-me de vento. O vento da liberdade.

Sim, eu voltei. Mas só porque precisava. Havia assuntos inacabados aqui. Mas não trouxe aquela bagagem que você me via arrastando pelos corredores. Essa eu troquei por libertação, por rodas na planta dos pés. Quando me olhar agora, não verá mais nenhum tipo de servidão e muito menos apegos. Isso me serviu de lenha quando precisei de fogo para iluminar noites escuras ao relento. Mas foi só ao queima-las que consegui chegar a um novo dia ensolarado.

De souvenir trouxe mais experiência. E um pouco de dureza de alma também. Fiquei mais firme e exigente, você irá notar. Meus bolsos vieram abarrotados de sentimentos, todo o tipo deles. Mas ainda guardo um pouco da doçura que provei ao deparar-me com o amor verdadeiro: um dos maiores privilégios que pude conhecer nessa viagem. O amor de quem não abandona, não desampara. O amor de amizades que não necessitam de presenças para existir. Que não se ofendem com ausências. O prêmio da compreensão.

Desculpe se não sou mais aquela que você conheceu, mas só depois de muito rastejar é que aprendi a escalar e ver a vida de cima. Isso me faz não querer mais voltar ao capítulo anterior. Pra quê, se posso reescrever minha história? Se posso ser quem eu quiser?

Sim, eu voltei.


4 comentários:

  1. Nossa Aliz que texto profundo. Admirável ��������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinha! Que legal receber sua visita aqui no meu humilde cantinho. Muito obrigada pelo apoio. Beijo.

      Excluir
  2. "E quando me vi cansada demais pra caminhar, aprendi que é possível remar no mar de minhas lágrimas. Elas não precisam rolar em vão. E desse mar aprendi a tirar algum alimento, alguma sustentação."

    Uau! O próprio resumo de avançar nessa vida! Respirar fundo...!

    ResponderExcluir
  3. texto perfeito!Mas só depois de muito rastejar é que aprendi a escalar e ver a vida de cima. Isso me faz não querer mais voltar ao capítulo anterior. Pra quê, se posso reescrever minha história? Se posso ser quem eu quiser?....

    ResponderExcluir